segunda-feira, 2 de março de 2009

JORNAL DO COMMERCIO - Caderno Cidades
Editor
André Galvão Editor-assistente Betânia Santana e Ricardo Novelino

Reboque reforça a lei secaPublicado em 19.02.2009

No primeiro ano em que a determinação vai vigorar na folia, veículos conduzidos por motoristas alcoolizados serão recolhidos no Recife e em OlindaO primeiro Carnaval com a vigência da lei seca ganhou o reforço de uma carreta, popularmente conhecida como cegonha, para rebocar veículos conduzidos por motoristas alcoolizados. O veículo é uma das novidades deste ano anunciadas, ontem, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a fiscalização durante os quatro dias da folia. A cegonha vai dar suporte às equipes no Recife e Olinda.
A cegonha vai se deslocar com as delegacias móveis, que fazem parte das blitzes desde as festas de fim de ano. “A carreta será utilizada naqueles casos em que os motoristas autuados pela fiscalização não tenham a quem entregar o carro para ser conduzido de forma segura. Assim, ele será rebocado imediatamente para o nosso depósito, na Iputinga (Zona Oeste do Recife), podendo ser retirado em seguida”, explicou o presidente do Detran, Roberto Leandro. O veículo estreia no Carnaval, mas depois ficará sendo utilizado nas blitzes.
O número de agentes também ganhou um reforço para a folia. Serão 100 funcionários do Detran, apoiados pelo efetivo de mais de 300 homens do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv). Atualmente, o órgão dispõe de 60 etilômetros e dez mil bafômetros para a fiscalização.
Embora o número de motoristas flagrados com o teor de álcool acima do permitido venha crescendo desde a criação da lei seca, tendo chegado a 1.400 casos desde julho, a expectativa do Detran é que os foliões respeitem a legislação. “Bebam e brinquem à vontade, mas não dirijam depois. Utilizem outros transportes ou façam uso do amigo da vez. Acreditamos no bom senso da população, mas queremos deixar claro que não estamos para brincadeira e que a lei deve ser respeitada”, alertou Roberto Leandro. Uma campanha educativa com o slogan ‘Seja legal, se beber não dirija’ está sendo divulgada.
O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER) também anunciou que as lombadas da PE-60 (Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho), PE-35 (Itapissuma), PE-08 (Jaboatão dos Guararapes) e PE-27 (Aldeia) serão desligadas no Carnaval.

ANJOS
O folião que quiser beber sem se preocupar com a lei seca tem algumas opções de serviços nesse Carnaval. O mais concorrido é o Anjos do Asfalto, serviço que leva o motorista para casa, no próprio carro, a preços que variam de R$ 30 a R$ 70. O grupo, formado por 15 duplas de motoristas e motociclistas, fez uma parceria com o Shopping Paço Alfândega nos quatro dias da folia.

Nenhum comentário: